Franclim Carvalho, treinador do Botafogo, trabalhou no clube durante a temporada de 2024, quando a equipe ganhou o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores, atuando como auxiliar de Artur Jorge.
Naquele grupo técnico, ele participou ativamente, e percebeu melhorias na estrutura desde sua primeira passagem pelo time carioca. “Mudou muita coisa! O clube melhorou, as infraestruturas melhoraram”, comentou.

Franclim Carvalho tecnico do Botafogo durante partida contra o Independiente Petrolero no estadio Engenhao pelo campeonato Copa Sul-Americana 2026. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
“Quando estive aqui, em 2024, inauguramos os vestiários, a academia e uma nova área do CT. O clube avançou bastante”, ressaltou o comandante, citando também as metas que tem para o elenco.
Essa evolução basta para a equipe?
“Os objetivos do clube precisam ser definidos, porque as condições hoje são outras. As instalações melhoraram, mas os jogadores mudaram, os treinadores mudaram… é necessária uma gestão de expectativas realista”, completou.
O Glorioso viveu um momento histórico sob o comando de Artur Jorge, mas desde então só aparece mais por polêmicas e crises financeiras, o que preocupa para o restante da temporada.
Qual deve ser a prioridade do Botafogo para o restante da temporada?
Qual deve ser a prioridade do Botafogo para o restante da temporada?
0 PESSOAS JÁ VOTARAM
A ideia da diretoria era aproveitar a pausa dos campeonatos nacionais por causa da Copa do Mundo de 2026 para reorganizar o time. Na prática, porém, a situação interna só tem se agravado.






