A janela da Copa do Mundo pode abrir as portas para uma nova geração no Ninho do Urubu. Diante de desfalques importantes, Leonardo Jardim admitiu que usará o período sem jogos para observar e testar jovens da base nas lacunas do elenco profissional.
O momento é crucial para o Flamengo, já que o alto investimento em elencos estrelados vinha sufocando o espaço da garotada nos últimos anos — um cenário de poucas exceções, como a ascensão do volante Evertton Araújo.
A Copa pode ser a chance ideal para o Flamengo abrir mais espaço à base?
A Copa pode ser a chance ideal para o Flamengo abrir mais espaço à base?
0 PESSOAS JÁ VOTARAM

O alinhamento entre a gestão da base e o técnico Leonardo Jardim já mapeou as carências do time e definiu quais jovens serão promovidos aos treinamentos. Segundo o diretor Alfredo Almeida, o processo fará parte da viagem do Flamengo a Portugal, onde a equipe enfrentará o River Plate e o Benfica em compromissos amistosos. A informação é do portal Uol Esporte.
“Houve um planejamento, conversa e alinhamento feito entre o futebol de base e o futebol profissional para os jogadores que vão estar na intertemporada dentro daquilo que são as necessidades do Leonardo Jardim. O mais importante é eles estarem preparados para esses dias, esses momentos e esses minutos que podem ter no treino ou para a utilização com mais tempo”, explica Almeida.

Leonardo Jardim tem como trunfo o trabalho com a base, ele lançou nomes como Kylian Mbappé e Bernardo Silva, quando estava no Monaco. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Responsável pela gestão do “Flamengo Academy” no Ninho do Urubu na última semana, Alfredo reforçou que o trabalho com as categorias de base é uma marca característica da carreira de Leonardo Jardim.
“Sabemos aqui o que o futebol profissional hoje tem e o que a base tem. Não tenho a mínima dúvida que o nosso treinador do futebol profissional está super preparado e habituado a saber o que é trabalhar com a base, com os jovens e aquilo que é necessário para os jovens se firmarem. Mais do que estarmos alinhados, o Jardim muitas vezes também ajuda naquilo que é o processo de formação dos atletas de base, isso é fundamental”, completou o diretor da base Rubro-Negra.

Fiorentina e Stade Rennais monitoram situação de Ayrton Lucas no Flamengo, diz jornalista
Após se reapresentar na última sexta-feira, o elenco do Flamengo segue trabalhando no Ninho do Urubu até a próxima sexta. O embarque para Portugal está marcado para o domingo. A primeira fase da intertemporada acontecerá na cidade de Lagos, entre os dias 29 de junho e 5 de julho. Na sequência, a delegação rubro-negra se transfere para Estói, onde fica concentrada até 12 de julho.





