A seleção do Uruguai viveu um verdadeiro vexame na Copa do Mundo de 2026 ao ser eliminada ainda na fase de grupos. Em uma chave considerada acessível, a equipe não conseguiu vencer nenhuma partida e deu adeus precoce ao torneio.
O desempenho uruguaio foi abaixo das expectativas. A equipe empatou com Cabo Verde e Arábia Saudita, além de ser derrotada pela Espanha, resultados que culminaram na eliminação antecipada e aumentaram a pressão sobre o trabalho do técnico Marcelo Bielsa.
Além dos resultados ruins dentro de campo, o ambiente nos bastidores também foi alvo de críticas. Polêmicas envolvendo Marcelo Bielsa e jogadores do elenco teriam contribuído para o clima conturbado durante a competição.
Lugano criticou duramente Marcelo Bielsa
Após a eliminação, o ex-zagueiro e ídolo uruguaio Diego Lugano não poupou palavras ao analisar o momento da seleção. Atuando como comentarista no “Telemundo”, ele criticou duramente o treinador argentino e questionou sua condução do time.
“As mudanças podem ser compreensíveis. A tática pode ser compreensiva. Mas Bielsa nunca entendeu o Uruguai e nunca jogou como Uruguai”, afirmou Diego Lugano, destacando a falta de identidade da equipe dentro de campo.
O ex-capitão ainda reforçou o impacto do ambiente interno no desempenho dos atletas. “Em campo se paga. E foi o que aconteceu. Tenho pena dos jogadores porque quando o ambiente é complicado, quando não tem uma cultura de treinamento, é o jogador que sofre críticas e fica marcado. O técnico vai para outro país e se esquece dessa confusão”, completou.
Vexame uruguaio mancha história do país em Copas do Mundo
A eliminação marca uma das piores campanhas recentes da seleção uruguaia em Copas do Mundo. Até o momento, não houve anúncio oficial, mas a saída de Marcelo Bielsa é considerada iminente diante da forte pressão após o fracasso.





