Tendências:
Bolavip Logo
JOGOS DE HOJE
Siga o canal do Bolavip no WhatsApp
Copa do Mundo

Brasil entra em mata-mata da Copa e ‘desliga’ o país: consumo de energia pode despencar 20% contra Japão

Partida das 14h na próxima segunda (24) promete provocar uma das maiores oscilações no sistema elétrico brasileiro justamente no horário de pico da geração de energia solar

Vini Jr lidera Brasil contra o Japão na próxima segunda-feira (29) pela fase 16 avos da Copa do Mundo
© Getty ImagesVini Jr lidera Brasil contra o Japão na próxima segunda-feira (29) pela fase 16 avos da Copa do Mundo

Quando a bola rola para a Seleção Brasileira, não é apenas a atenção dos torcedores que muda de direção. O consumo de energia elétrica em todo o país também sofre uma transformação instantânea.

Na próxima segunda-feira (29), às 14h, no duelo contra o Japão pela fase 16 avos de final da Copa do Mundo, a expectativa é que a demanda nacional recue cerca de 20%, uma das maiores quedas já projetadas para um jogo do Brasil. A informação é da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

O fenômeno vai muito além da paixão pelo futebol. Com milhões de brasileiros parando suas atividades para acompanhar a partida, indústrias reduzem a produção, empresas suspendem temporariamente parte das operações e diversos estabelecimentos diminuem o ritmo de funcionamento. O resultado é um “freio” coletivo no consumo de eletricidade.

Demanda por energia caiu no país durante jogos do Brasil na fase de grupos – todos no período noturno

Nos três compromissos anteriores da Seleção no Mundial, o impacto já havia chamado a atenção. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a demanda caiu aproximadamente 9% durante o jogo contra Marrocos, 10% diante do Haiti e chegou a 14% na partida contra a Escócia.

Desta vez, porém, o desafio promete ser ainda maior. Diferentemente dos confrontos anteriores, o duelo contra os japoneses será disputado em pleno horário comercial, justamente durante um dos períodos de maior geração de energia solar fotovoltaica no país.

Desafio energético no mata-mata: Brasil x Japão será no período diurno

Essa combinação cria um cenário delicado para quem opera o sistema elétrico brasileiro: enquanto o consumo despenca, a produção de energia continua elevada. O equilíbrio entre oferta e demanda precisa ser ajustado praticamente em tempo real para evitar desperdícios e manter a estabilidade do sistema.

Segundo Sérgio Pacata, coordenador de Atendimentos e Negócios em Energia da FIEMG, a preocupação não está apenas na queda do consumo, mas principalmente na velocidade com que ele volta a crescer.

“No intervalo do jogo contra a Escócia, a demanda aumentou quase 6 gigawatts em apenas nove minutos. É como religar praticamente todo o consumo de um estado como o Rio de Janeiro. Após o apito final, o crescimento foi ainda maior, chegando perto de 9 gigawatts em 18 minutos, equivalente ao consumo de Minas Gerais”, explica o especialista.

Produção de energia + equilíbrio no sistema elétrico = Brasil mais forte na Copa

Na prática, quando há mais energia sendo produzida do que consumida, parte das usinas precisa reduzir a geração ou até interromper temporariamente a produção para manter o equilíbrio do sistema elétrico nacional. Logo depois, quando milhões de pessoas voltam às suas rotinas quase ao mesmo tempo, o processo precisa ser rapidamente revertido.

O comportamento mostra que os efeitos de uma partida da Seleção Brasileira ultrapassam os gramados. Enquanto os jogadores disputam uma vaga nas oitavas de final, operadores do sistema elétrico acompanham outra partida, silenciosa e invisível para a maioria dos torcedores, garantindo que o país continue funcionando mesmo quando praticamente todo mundo para para assistir ao Brasil.