Tendências:
Bolavip Logo
JOGOS DE HOJE
Siga o canal do Bolavip Palmeiras
Palmeiras

Piquerez e Emi Martínez deixam a Copa sem jogar após eliminação vexatória do Uruguai

Eliminada ainda na fase de grupos pela segunda Copa seguida, Celeste cai diante da Espanha e vê dupla do Palmeiras voltar para casa sem receber uma única chance de Marcelo Bielsa

Piquerez e Emi Martínez não saíram do banco do Uruguai nos três jogos da Copa - Foto: Lars Baron/Getty Images
Piquerez e Emi Martínez não saíram do banco do Uruguai nos três jogos da Copa - Foto: Lars Baron/Getty Images

O Uruguai está fora da Copa do Mundo, e a eliminação precoce deixa um gosto ainda mais amargo para a torcida do Palmeiras. Nesta sexta-feira (26), a Celeste foi derrotada por 1 a 0 pela Espanha, em Guadalajara, no México, e se despediu do torneio ainda na fase de grupos.

Entre os principais prejudicados pela campanha decepcionante estão o lateral-esquerdo Piquerez e o volante Emi Martínez, que encerram a participação no Mundial sem entrar em campo sequer por um minuto. Uma das várias decisões controversas do técnico Marcelo Bielsa.

Com apenas dois pontos conquistados, a seleção uruguaia terminou na terceira colocação do Grupo H, mas não conseguiu a classificação entre os melhores terceiros colocados. A queda representa o segundo fracasso consecutivo do Uruguai ainda na primeira fase de uma Copa do Mundo.

Piquerez ficou atrás de Viña e Sanabria; Martínez superado por Valverde, Ugarte e Bentancur

Mesmo recuperado da cirurgia no tornozelo e à disposição durante toda a competição, Piquerez não recebeu oportunidades. Bielsa preferiu alternar Sanabria e Matías Viña na lateral esquerda ao longo dos três jogos, mantendo o jogador palmeirense no banco até a eliminação.

A escolha chama ainda mais atenção porque um dos momentos decisivos da campanha uruguaia aconteceu justamente pelo lado esquerdo da defesa. No empate por 2 a 2 com Cabo Verde, uma falha defensiva envolvendo Mathías Oliveira foi determinante para o gol dos africanos. Ainda assim, Bielsa voltou a deixar Piquerez entre os reservas diante da Espanha.

Situação semelhante viveu Emi Martínez. O volante sequer foi acionado durante a Copa, em meio à forte concorrência com nomes como Valverde, Ugarte e Bentancur. Contra os espanhóis, após a lesão de Ugarte ainda no primeiro tempo, o treinador optou por colocar De La Cruz, do Flamengo, deixando novamente o meio-campista do Palmeiras sem oportunidade.

Piquerez e Emi Martínez ‘zerados’? Uma das decisões polêmicas de Loco Bielsa

As decisões do treinador aumentam a lista de questionamentos sobre o trabalho de Bielsa no Mundial. Antes mesmo da estreia, o argentino já convivia com relatos de desgaste interno no elenco, e a eliminação ainda na fase de grupos tende a ampliar a pressão sobre sua permanência no comando da seleção uruguaia.

Para o Palmeiras, a eliminação do Uruguai representa o retorno antecipado de Piquerez e Emi Martínez, que voltam a São Paulo sem desgaste de minutagem, mas também sem o protagonismo que esperavam conquistar na principal competição do futebol mundial. A tendência é que tenham mais alguns dias de férias antes da reapresentação junto ao elenco, que já trabalha na Academia de Futebol.