ASeleção Brasileira pode viver um cenário raro diante da Escócia, nesta quarta-feira (24), pela Copa do Mundo. Em campo, o time de Carlo Ancelotti tem a chance de voltar a escalar três jogadores de um mesmo clube brasileiro ao mesmo tempo, algo que não acontece há 40 anos no torneio.
O levantamento do UOL Esporte aponta que a última vez em que o Brasil teve um trio de um mesmo clube nacional como titulares em uma partida de Copa foi em 1986, quando três jogadores do Corinthians estiveram em campo contra Espanha e Argélia. Agora, o Flamengo surge como o principal candidato a quebrar essa marca histórica.
Ancelotti levou quatro atletas do clube carioca para o Mundial, Danilo, Alex Sandro, Léo Pereira e Lucas Paquetá, e há a possibilidade real de três deles iniciarem a partida contra a Escócia.
O Flamengo pode marcar história na Seleção?
O Flamengo pode marcar história na Seleção?
0 PESSOAS JÁ VOTARAM
Jogadores do Fla são opções para começarem o duelo
Paquetá foi titular nos dois primeiros jogos da Copa, enquanto Danilo já esteve em campo na vitória por 3 a 0 sobre o Haiti. Alex Sandro aparece como opção para a lateral esquerda, especialmente por conta da situação de Douglas Santos, que está pendurado.
Além do aspecto histórico, a possível formação reforça uma tendência diferente dentro da atual Seleção Brasileira. O técnico Carlo Ancelotti optou por uma lista com forte presença de jogadores que atuam no futebol brasileiro, algo menos comum nas últimas edições de Copa do Mundo.

RIO DE JANEIRO, BRAZIL – MAY 31: Lucas Paquetá of Brazil celebrates scoring his team’s fourth goal during the international friendly match between Brazil and Panama at Maracana Stadium on May 31, 2026 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Buda Mendes/Getty Images)
Além do quarteto rubro-negro, o treinador também convocou Neymar (Santos), Danilo (Botafogo) e Weverton (Grêmio), aumentando a presença de atletas “caseiros” no elenco e abrindo espaço para uma configuração mais próxima do futebol nacional dentro do cenário europeu dominante.
Tendência resgata era mais “caseira” da Seleção
A possível formação com três jogadores de um mesmo clube brasileiro contrasta com a tendência recente da Seleção em Copas do Mundo. Em 2006, apenas dois atletas do Brasileirão foram convocados. Em 2010, foram três; em 2014 e 2018, quatro; e em 2022, novamente três.
A última Seleção campeã com forte base nacional foi a de 2002, quando 12 dos 23 convocados atuavam no Brasil. Ainda assim, mesmo naquela geração, não houve um trio de um mesmo clube em campo ao mesmo tempo.





