O Palmeiras confirmou nesta quinta-feira (25) a contratação em definitivo da lateral-direita Ana Guzmán. O clube paulista exerceu a opção de compra prevista no contrato de empréstimo firmado com o Bayern de Munique, da Alemanha, e assegurou a permanência da colombiana até o fim de 2028. Os valores envolvidos na negociação não foram divulgados.
Aos 21 anos, Ana Guzmán chegou ao Palmeiras nesta temporada e rapidamente passou a integrar as opções do setor defensivo. Antes de desembarcar no futebol brasileiro, a lateral havia sido contratada pelo Bayern de Munique em 2023, após se destacar pelo Deportivo Pereira, da Colômbia.
Após retornar aos gramados em setembro de 2024, Ana Guzmán voltou a atuar pelas equipes principal e de base do Bayern de Munique. Na sequência, foi emprestada ao Utah Royals, dos Estados Unidos, para disputar a NWSL. A experiência, porém, foi encerrada antes do prazo inicialmente previsto para viabilizar sua transferência ao Palmeiras.
Momento positivo também foi vivido com a Colômbia
Além da sequência no Palmeiras, a defensora atravessa uma fase de destaque pela seleção colombiana. Recentemente, Ana Guzmán marcou dois gols e contribuiu para a conquista da Liga das Nações Feminina. A campanha também garantiu à Colômbia a classificação para a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será disputada no Brasil.
Em comunicado oficial, o diretor esportivo do Bayern de Munique Feminino, Francisco De Sá Fardilha, comentou a trajetória da atleta durante sua passagem pelo clube alemão. “O tempo da Ana no Bayern infelizmente foi curto e marcado por uma grave lesão sofrida com a seleção colombiana, o que dificultou sua adaptação em Munique. Ainda assim, ela demonstrou grande caráter durante os empréstimos e volta a mostrar suas qualidades em uma das melhores equipes da América do Sul. Desejamos a ela tudo de melhor para o futuro”, afirmou o dirigente.
O Palmeiras também utilizou suas redes sociais para confirmar oficialmente a permanência da colombiana. O anúncio marcou a conclusão da negociação junto ao Bayern de Munique e reforçou a confiança do clube no potencial da atleta para as próximas temporadas.
Compra Alviverde
Na publicação feita pelo clube, o Palmeiras celebrou a continuidade da defensora no elenco. “O Palmeiras exerceu a opção de compra de Ana Guzmán junto ao Bayern de Munique e a lateral-direita seguirá escrevendo sua história com a nossa camisa até 2028”, destacou o Verdão. Com o novo contrato, Ana Guzmán permanece à disposição da comissão técnica para a sequência da temporada.





