A Seleção do Irã protagonizou um gesto marcante fora de campo durante a Copa do Mundo de 2026, ao deixar uma carta pela paz após sua passagem por Los Angeles, nos Estados Unidos.
O episódio aconteceu após o empate em 0 a 0 com a Bélgica, em uma partida equilibrada, mas que ganhou repercussão principalmente pelo gesto simbólico da delegação iraniana.
Após deixar o vestiário, os jogadores escreveram uma mensagem à mão agradecendo a hospitalidade da cidade e o apoio dos torcedores iranianos, além de destacar valores como respeito e união.
Quem vence a Copa?
Quem vence a Copa?
0 PESSOAS JÁ VOTARAM
Confira o que disse a carta
O texto terminou com um apelo simples, mas significativo: “paz, respeito e amizade entre as nações”, mensagem que rapidamente ganhou destaque internacional.
“Da antiga Pérsia de milhares de anos atrás ao Irã civilizado de hoje. O espírito do Irã permanece vivo e firme. Viemos para Los Angeles com orgulho, com honra e partimos com dignidade. Obrigado, Los Angeles, por sua hospitalidade. E obrigado a todos os iranianos que deram seu coração, voz e alma pelo Irã ao longo desses 180 minutos. Que a paz, o respeito e a amizade prevaleçam entre todas as nações.”
A carta surge em um momento delicado, logo após um acordo de paz entre Estados Unidos e Irã, firmado após um período recente de tensões e conflitos no Oriente Médio.

Irã marcou gol, mas foi anulado. (Photo by Harry How/Getty Images)
Durante a competição, a seleção iraniana precisou lidar com dificuldades logísticas, ficando hospedada no México e enfrentando restrições de permanência em território norte-americano por conta do cenário político.
Quando o Irã joga novamente?
Agora, o Irã volta suas atenções para o próximo compromisso na Copa, quando enfrentará o Egito, no sábado (27), à 00h, em Seattle, buscando seguir vivo na competição mundial.






