O gol de Diego Costa no jogo entre Atlético-MG e Botafogo, que resultou em uma vitória de 1 a 0 para o Galo, tem sido alvo de debate, com alguns questionando a decisão de anular o gol. Rafael Porcari, ex-árbitro e comentarista de arbitragem, compartilhou uma análise em seu blog, argumentando que o gol foi mal anulado com base nas regras.

Segundo Porcari, Diego Costa estava em posição de impedimento no momento do lançamento da bola, mas ele não interferiu no lance, nem buscou ativamente a bola, agindo de forma passiva. Quando a bola foi tocada por Maurício Lemos, jogador do Atlético-MG, Diego Costa já não estava mais em posição de impedimento, pois havia dois jogadores (o defensor e o goleiro) entre ele e a linha de fundo.
O comentarista destacou que o fato de o toque de Maurício ser deliberado ou não, não era relevante, uma vez que Diego Costa já não estava em posição de impedimento quando o toque ocorreu. A regra estipula que se o passe ou a tentativa de obter a posse de bola pelo jogador que está em posição de impedimento for imprecisa ou malsucedida, isso não anula o fato de que esse jogador “tocou deliberadamente” na bola.
Portanto, de acordo com a análise de Rafael Porcari, o gol de Diego Costa deveria ter sido validado, pois ele não estava mais em posição de impedimento no momento em que a bola foi tocada por Maurício Lemos.